NA MÍSTICA DO BEM VIVER E AS JUVENTUDES - FORMAÇÃO OFÍCIO DIVINO DA JUVENTUDE

INÍCIO
10/02/2025

 

Curso de formação sobre o Ofício Divino da Juventude

 

Boas-Vindas ao curso na Trilha do Grupo: A mística do bem viver e as juventudes, um Curso de formação sobre o Ofício Divino da Juventude. Este curso é oferecido pelo Observatório Juventudes na Contemporaneidade, Centro de Juventude Cajueiro, PJ - Pastoral da Juventude, Irmandade dos Mártires da Caminhada, Rede Celebra e Rede Caminho de Esperança. Este curso tem a chancela e a certificação pela Universidade Federal de Goiás.

A Mística do Bem Viver é um modo de ser dos povos do sul global onde a vida é integrada. Cultivar a mística é um modo de celebrar as causas que nos movem. O Ofício Divino da Juventude é parte da espiritualidade que cultiva este modo de viver.

O Ofício Divino da Juventude (ODJ) é uma oração diária da Comunidade que dialoga com as realidades das juventudes brasileiras de forma inculturada e ecumênica. Inspirado no Ofício Divino das Comunidades, o ODJ mantém a tradição de rezar pela manhã e tarde, valorizando a cultura, a expressão jovem e o Bem Viver como parte essencial da espiritualidade. Este conceito, que busca harmonia entre pessoas, comunidades e a natureza, está presente no ODJ, que reconhece Deus nas diversas culturas e no cotidiano. 

Mais que uma oração, o ODJ é um instrumento de unidade, promovendo respeito e diálogo entre diferentes crenças e tradições, com foco na construção da paz. Ele convida a juventude a celebrar a fé e a vida de maneira profunda e acolhedora, em sintonia com a Casa Comum e com a transformação da Realidade. 

Esta ementa proporciona um percurso formativo que une espiritualidade, juventude e missão, fundamentado no Bem Viver e no Ofício Divino da Juventude.

OBJETIVO GERAL

Formar pessoas jovens e adultas para poderem utilizar o ODJ, com criatividade, a partir da apropriação de sua história e realidade. Fortalecer uma adesão pessoal e comunitária às causas da vida, a partir da espiritualidade bíblica e da vivência comunitária das juventudes.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Promover a apropriação do conceito de Bem Viver como base para a vivência espiritual e comunitária das juventudes.

  • Formar jovens e comunidades a utilizarem o Oficio Divino da Juventude em diferentes contextos, como encontros, celebrações e ações pastorais.
  • Fomentar o diálogo ecumênico e o respeito às diversas tradições religiosas e culturais presentes no Brasil.
  • Estimular a criatividade e a inculturação na celebração da fé, valorizando as expressões culturais locais.
  • Fortalecer a espiritualidade bíblica como elemento de transformação pessoal e comunitária.
  • Construir espaços de encontro e celebração que promovam a paz, a unidade e o diálogo entre diferentes fés e culturas.
  • Incentivar a prática da oração como um instrumento de comunhão e de compromisso com a transformação social.

Todas as pessoas participantes do Curso deverão criar roteiros de Ofício Divino da Juventude em tempos litúrgicos diferentes (advento, natal, tempo comum, quaresma, pascal) para ser aplicado nas comunidades e grupos juvenis. Os participantes deverão encaminhar os roteiros para a coordenação do curso até o dia 31/05/2025.

Módulo 1: Mistério Pascal de Cristo - Introdução à Liturgia
Objetivo: compreender a mística que inspira o maior mistério da nossa fé: o Mistério Pascal e como ele se traduz na vivência litúrgica nas nossas comunidades 

Tópicos

  1. O que é celebrar
  2. O que celebramos na liturgia
  3. Ecumenismo 
  4. O mistério pascal na liturgia do povo
  5. O bem viver como inspiração da nossa espiritualidade

 

Módulo 2: O tempo litúrgico: um caminho de espiritualidade
Objetivo: Refletir e aprofundar o ano litúrgico como um caminho pedagógico de espiritualidade encarnada na vida das juventudes.  

Tópicos:

  1. O tempo como um sinal sensível na bíblia e na liturgia
  2. A gênese do ano litúrgico e dos ciclos semanal e diário
  3. Os ciclos litúrgicos como caminho pedagógico e espiritual

- Ciclo do Natal- Advento

- Tempo Comum

- Ciclo da Páscoa- Quaresma, Tempo Pascal 

  1. O santoral

 

Módulo 3: Introdução ao Ofício Divino 
Objetivo: Compreender o conceito e a importância do Ofício Divino na vida espiritual pessoal e comunitária.

Tópicos:

  1. História e evolução do Ofício Divino
  2. Estrutura e componentes do Ofício Divino
  3. O específico do ofício divino: fazer memória da páscoa ligadas às Horas, sobretudo manhã e tarde 
  4. Importância da oração litúrgica em contato com a vida e a casa comum

Módulo 4: O Ofício Divino na Vida Diária
Objetivo: Integrar o Ofício Divino da Juventude na vida cotidiana dos jovens.

Tópicos:

1. Como incorporar o Ofício Divino no dia a dia

2. Utilizando o Ofício Divino em momentos de oração pessoal

3. A centralidade da comunidade na oração litúrgica

4. Explorando diferentes formas de expressão (música, arte, etc.)

5. Ofício Divino da Juventude - História e organização do Ofício Divino da Juventude

Módulo 5: O Ofício Divino da Juventude e a Missão
Objetivo: Conectar o Ofício Divino da Juventude com a missão e o serviço.

Tópicos:

1. O Ofício Divino da Juventude como fonte de inspiração para a missão

2. Como o Ofício Divino pode orientar a ação missionária

3. Estruturas do ODJ

4. Como construir um roteiro de ofício Divino para Jovens 

Módulo 6: Roteiros e Aplicação nas comunidades ou grupos juvenis 
Objetivo: Elaboração de um Roteiro e aplicação e vivência deste na comunidade ou grupo de jovens. Envio dos registros e produções na plataforma do Cajueiro

**Todas as aulas síncronas aconteceram das 15h às 17h, nos respectivos dias. 

Total carga horária: 180 horas - certificado de extensão da UFG (Universidade Federal de Goiás) - Observatório de Juventudes na Contemporaneidade

Apoio: Adveniat/Alemanha, DKA/Ausstria, Missionárias de Jesus Crucificado, Congregação de Nossa Senhora - Conegas de Santo Agostinho.

  1. Carmem Lucia Teixeira - Integrante do Centro de Juventude Cajueiro/Observatório Juventudes na Contemporaneidade. Graduada em Ciências Sociais (UFG), especialista em psicopedagogia, mestre em Ciências da Religião - PUC/GO.
  2. Celso Carpenedo - Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná(1980) e especialização em Educação Ambiental pela Universidade Estadual de Goiás(2004). Atualmente é professor convidado da Universidade Católica de Goiás.
  3.  Flávio Munhoz Sofiati - integrante do Centro de Juventude Cajueiro/Observatório Juventudes na Contemporaneidade. Graduado em Ciências Sociais (UNESP), mestre em Ciências Sociais (UFSCar), doutor em Sociologia (USP), pós-doutor em Sociologia da religião (EHESS) e professor da UFG.
  4. Francisco Antônio Crisóstomos - Possui graduação em Sistemas de Informação (UFPA) e em Ciências Sociais (Unifesspa) e pós-graduação em Juventude no Mundo Contemporâneo pela Faculdade Jesuíta (FAJE) de Belo Horizonte–MG. 
  5. João Marcos Cardoso Picarti - Graduado em História pela UEG (2014), com especialização em Animação Bíblica de Pastoral (PUC-GO, 2016) e Liturgia Cristã (FAJE, 2019). Mestre em Ciências da Religião pela PUC-GO, atuou como professor na rede pública de Goiás e Mato Grosso (2016-2020).
  6. Laudemiro de Jesus Borges, Css - Religioso Estigmatino, graduado em Filosofia na PUC de Campinas e teologia no IFITEG - Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás Especialização e Mestrado em Liturgia  (United Latino Students Association)  e membro da Irmandade dos da Caminhada, Rede Celebra, Cajueiro, CEBs, Movimentos Fê e Política e Pastoral da População em Situação de Rua.
  7. Leon Souza - Ms. Leon Souza (Bacharel em Ciências Sociais e mestre em Antropologia Social, estuda resistências e ontologias ambientais em movimentos de defesa do Rio São Francisco. Foi assessor nacional da Cáritas Brasileira e coordenador da REPAM-Brasil e hoje é diretor da Casa Galileia.
  8. Penha Carpanedo - religiosa da Congregação das Irmãs Discípulas do Divino Mestre, é especialista em liturgia, coordena o serviço de redação da Revista de Liturgia e atua na formação litúrgica das comunidades e nas Escolas de Liturgia, na perspectiva da iniciação cristã, faz parte da Rede Celebra de animação litúrgica.
  9. Renan Gentil - Professor de História (Recanto do Mundo Divertido), Coordenador de Pastoral (PJ), Mestrando em Ciências Sociais (UERJ), Pós em Gestão Educacional (FBMG), Graduado em História (UFRRJ) e Graduando em Turismo (UNIRIO).
  10. Robson da Silva Oliveira - Integrante da Rede Caminho de Esperança, Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela UNIVAP, Pós-graduado em Juventudes no Mundo Contemporâneo pela FAJE, e graduado em História pela UNIVAP. 
  11. Vanildes Gonçalves do Santos - (Graduada em História pela Universidade Estadual de Goiás (1998), com especialização em Juventude Contemporânea pela Unisinos (2005) e mestrado em Ciências Sociais pela PUC-SP (2009). Professora na Universidade Católica de Brasília (UCB), sócia-fundadora da Studo Consultoria Educacional, colabora com o CAJUEIRO/GO e o CEBI. 
  12. Verônica Michelle Gonçalves - Articuladora da Rede Caminho de Esperança. Graduada em Letras, especialista em juventude no mundo contemporâneo-FAJE e em Docência do Ensino Superior.
  13. Wanessa Freire - Graduada em Serviço Social, pós-graduando em Juventudes do Mundo Contemporâneo (FAJE) e Secretaria Nacional da Pastoral da Juventude (2023-2026).


Inscreva-se agora

Informe seu endereço de email no campo abaixo e clique em "Iniciar Inscrição".