TRILHAGRUPO - NA MÍSTICA DO BEM VIVER - FORMAÇÃO SOBRE O OFÍCIO DIVINO DA JUVENTUDE

INÍCIO
05/09/2025

 

 

2ª Edição – Projeto Trilha Grupo - A Mística do Bem Viver e Juventudes – Formação do Ofício Divino da Juventude

 


Atenção: O preenchimento deste formulário garante sua inscrição na plataforma, após isso teremos o processo de matrícula 


 

Queridas e queridos participantes,

Com alegria damos início à segunda edição do nosso projeto, que reúne tantas mãos, corações e saberes. O Trilha Grupo – A Mística do Bem Viver e Juventudes é construído com o trabalho de especialistas e envolve a colaboração de muitas pessoas que acreditam na força da juventude e no Bem Viver.

Pensando nisto, a segunda edição do curso terá uma contribuição de R$30,00 por participante, esse valor contribui com o projeto e garante um exemplar do Ofício Divino da Juventude que será enviado a você durante o curso. Esta é uma forma de colaborar com a formação e de ter acesso ao material. Caso você não possa contribuir, não deixe de participar, entre em contato conosco.

Nesta edição, não teremos aulas síncronas. Todo o conteúdo será disponibilizado em vídeo, já gravado, ao longo do curso, para que você possa acessar no momento que for mais adequado à sua realidade. Isso exige compromisso e dedicação: reserve um tempo na sua semana para estudar, refletir e participar ativamente na plataforma.

Lembre-se: não caminhamos sozinhos. Se surgirem dúvidas ou dificuldades, teremos pessoas dedicadas a facilitar seu percurso e apoiar cada passo dessa trilha.

Estamos felizes por trilhar este caminho com você. Vamos juntos!

 

Boas-Vindas ao curso na Trilha do Grupo: A mística do bem viver e as juventudes, um Curso de formação sobre o Ofício Divino da Juventude. Este curso é oferecido pelo Observatório Juventudes na Contemporaneidade, Centro de Juventude Cajueiro, PJ - Pastoral da Juventude, Irmandade dos Mártires da Caminhada, Rede Celebra e Rede Caminho de Esperança. Este curso tem a chancela e a certificação pela Universidade Federal de Goiás.

A Mística do Bem Viver é um modo de ser dos povos do sul global onde a vida é integrada. Cultivar a mística é um modo de celebrar as causas que nos movem. O Ofício Divino da Juventude é parte da espiritualidade que cultiva este modo de viver.

O Ofício Divino da Juventude (ODJ) é uma oração diária da Comunidade que dialoga com as realidades das juventudes brasileiras de forma inculturada e ecumênica. Inspirado no Ofício Divino das Comunidades, o ODJ mantém a tradição de rezar pela manhã e tarde, valorizando a cultura, a expressão jovem e o Bem Viver como parte essencial da espiritualidade. Este conceito, que busca harmonia entre pessoas, comunidades e a natureza, está presente no ODJ, que reconhece Deus nas diversas culturas e no cotidiano. 

Mais que uma oração, o ODJ é um instrumento de unidade, promovendo respeito e diálogo entre diferentes crenças e tradições, com foco na construção da paz. Ele convida a juventude a celebrar a fé e a vida de maneira profunda e acolhedora, em sintonia com a Casa Comum e com a transformação da Realidade. 

Esta ementa proporciona um percurso formativo que une espiritualidade, juventude e missão, fundamentado no Bem Viver e no Ofício Divino da Juventude.

OBJETIVO GERAL

Formar pessoas jovens e adultas para poderem utilizar o ODJ, com criatividade, a partir da apropriação de sua história e realidade. Fortalecer uma adesão pessoal e comunitária às causas da vida, a partir da espiritualidade bíblica e da vivência comunitária das juventudes.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Promover a apropriação do conceito de Bem Viver como base para a vivência espiritual e comunitária das juventudes.

  • Formar jovens e comunidades a utilizarem o Oficio Divino da Juventude em diferentes contextos, como encontros, celebrações e ações pastorais.
  • Fomentar o diálogo ecumênico e o respeito às diversas tradições religiosas e culturais presentes no Brasil.
  • Estimular a criatividade e a inculturação na celebração da fé, valorizando as expressões culturais locais.
  • Fortalecer a espiritualidade bíblica como elemento de transformação pessoal e comunitária.
  • Construir espaços de encontro e celebração que promovam a paz, a unidade e o diálogo entre diferentes fés e culturas.
  • Incentivar a prática da oração como um instrumento de comunhão e de compromisso com a transformação social.

Todas as pessoas participantes do Curso deverão aplicar um roteiro de Ofício Divino da Juventude em seu território e construir um relato com fotos e descrevendo a aplicação e o roteiro utilizado. Os participantes deverão encaminhar os roteiros para a coordenação do curso até o dia 31/12/2025.

Módulo 1: Mistério Pascal de Cristo - Introdução à Liturgia
Objetivo: compreender a mística que inspira o maior mistério da nossa fé: o Mistério Pascal e como ele se traduz na vivência litúrgica nas nossas comunidades 

Tópicos

  1. O que é celebrar
  2. O que celebramos na liturgia
  3. Ecumenismo 
  4. O mistério pascal na liturgia do povo
  5. O bem viver como inspiração da nossa espiritualidade

Módulo 2: O tempo litúrgico: um caminho de espiritualidade
Objetivo: Refletir e aprofundar o ano litúrgico como um caminho pedagógico de espiritualidade encarnada na vida das juventudes.  

Tópicos:

  1. O tempo como um sinal sensível na bíblia e na liturgia
  2. A gênese do ano litúrgico e dos ciclos semanal e diário
  3. Os ciclos litúrgicos como caminho pedagógico e espiritual

- Ciclo do Natal- Advento

- Tempo Comum

- Ciclo da Páscoa- Quaresma, Tempo Pascal 

 

Módulo 3: Introdução ao Ofício Divino 
Objetivo: Compreender o conceito e a importância do Ofício Divino na vida espiritual pessoal e comunitária.

Tópicos:

  1. História e evolução do Ofício Divino
  2. Estrutura e componentes do Ofício Divino
  3. O específico do ofício divino: fazer memória da páscoa ligadas às Horas, sobretudo manhã e tarde 
  4. Importância da oração litúrgica em contato com a vida e a casa comum

Módulo 4: O Ofício Divino na Vida Diária
Objetivo: Integrar o Ofício Divino da Juventude na vida cotidiana dos jovens.

Tópicos:

1. Como incorporar o Ofício Divino no dia a dia

2. Utilizando o Ofício Divino em momentos de oração pessoal

3. A centralidade da comunidade na oração litúrgica

4. Explorando diferentes formas de expressão (música, arte, etc.)

5. Ofício Divino da Juventude - História e organização do Ofício Divino da Juventude

Módulo 5: O Ofício Divino da Juventude e a Missão
Objetivo: Conectar o Ofício Divino da Juventude com a missão e o serviço.

Tópicos:

1. O Ofício Divino da Juventude como fonte de inspiração para a missão

2. Como o Ofício Divino pode orientar a ação missionária

3. Estruturas do ODJ

4. Como construir um roteiro de ofício Divino para Jovens 

Módulo 6: Roteiros e Aplicação nas comunidades ou grupos juvenis 
Objetivo: Aplicação de um Roteiro de Ofício Divino da Juventude na comunidade ou grupo de jovens. Envio dos registros e produções na plataforma do Cajueiro.

Total carga horária: 180 horas - certificado de extensão da UFG (Universidade Federal de Goiás) - Observatório de Juventudes na Contemporaneidade

Apoio: Adveniat/Alemanha, DKA/Ausstria, Missionárias de Jesus Crucificado, Congregação de Nossa Senhora - Conegas de Santo Agostinho.

  1. Carmem Lucia Teixeira - Integrante do Centro de Juventude Cajueiro/Observatório Juventudes na Contemporaneidade. Graduada em Ciências Sociais (UFG), especialista em psicopedagogia, mestre em Ciências da Religião - PUC/GO.
  2. Celso Carpenedo - Possui graduação em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná(1980) e especialização em Educação Ambiental pela Universidade Estadual de Goiás(2004). Atualmente é professor convidado da Universidade Católica de Goiás.
  3.  Flávio Munhoz Sofiati - integrante do Centro de Juventude Cajueiro/Observatório Juventudes na Contemporaneidade. Graduado em Ciências Sociais (UNESP), mestre em Ciências Sociais (UFSCar), doutor em Sociologia (USP), pós-doutor em Sociologia da religião (EHESS) e professor da UFG.
  4. Francisco Antônio Crisóstomos - Possui graduação em Sistemas de Informação (UFPA) e em Ciências Sociais (Unifesspa) e pós-graduação em Juventude no Mundo Contemporâneo pela Faculdade Jesuíta (FAJE) de Belo Horizonte–MG. 
  5. João Marcos Cardoso Picarti - Graduado em História pela UEG (2014), com especialização em Animação Bíblica de Pastoral (PUC-GO, 2016) e Liturgia Cristã (FAJE, 2019). Mestre em Ciências da Religião pela PUC-GO, atuou como professor na rede pública de Goiás e Mato Grosso (2016-2020).
  6. Laudemiro de Jesus Borges, Css - Religioso Estigmatino, graduado em Filosofia na PUC de Campinas e teologia no IFITEG - Instituto de Filosofia e Teologia de Goiás Especialização e Mestrado em Liturgia  (United Latino Students Association)  e membro da Irmandade dos da Caminhada, Rede Celebra, Cajueiro, CEBs, Movimentos Fê e Política e Pastoral da População em Situação de Rua.
  7. Leon Souza - Ms. Leon Souza (Bacharel em Ciências Sociais e mestre em Antropologia Social, estuda resistências e ontologias ambientais em movimentos de defesa do Rio São Francisco. Foi assessor nacional da Cáritas Brasileira e coordenador da REPAM-Brasil e hoje é diretor da Casa Galileia.
  8. Penha Carpanedo - religiosa da Congregação das Irmãs Discípulas do Divino Mestre, é especialista em liturgia, coordena o serviço de redação da Revista de Liturgia e atua na formação litúrgica das comunidades e nas Escolas de Liturgia, na perspectiva da iniciação cristã, faz parte da Rede Celebra de animação litúrgica.
  9. Renan Gentil - Professor de História (Recanto do Mundo Divertido), Coordenador de Pastoral (PJ), Mestrando em Ciências Sociais (UERJ), Pós em Gestão Educacional (FBMG), Graduado em História (UFRRJ) e Graduando em Turismo (UNIRIO).
  10. Robson da Silva Oliveira - Integrante da Rede Caminho de Esperança, Mestre em Planejamento Urbano e Regional pela UNIVAP, Pós-graduado em Juventudes no Mundo Contemporâneo pela FAJE, e graduado em História pela UNIVAP. 
  11. Vanildes Gonçalves do Santos - (Graduada em História pela Universidade Estadual de Goiás (1998), com especialização em Juventude Contemporânea pela Unisinos (2005) e mestrado em Ciências Sociais pela PUC-SP (2009). Professora na Universidade Católica de Brasília (UCB), sócia-fundadora da Studo Consultoria Educacional, colabora com o CAJUEIRO/GO e o CEBI. 
  12. Verônica Michelle Gonçalves - Articuladora da Rede Caminho de Esperança. Graduada em Letras, especialista em juventude no mundo contemporâneo-FAJE e em Docência do Ensino Superior.
  13. Wanessa Freire - Graduada em Serviço Social, pós-graduando em Juventudes do Mundo Contemporâneo (FAJE) e Secretaria Nacional da Pastoral da Juventude (2023-2026).


Inscreva-se agora

Informe seu endereço de email no campo abaixo e clique em "Iniciar Inscrição".